Blog HartStark Como garantir a redução de desperdícios na indústria?

Como garantir a redução de desperdícios na indústria?

Saiba como identificar e realizar a redução de desperdícios na indústria, e evitar impactos negativos no seu negócio. Continue a leitura!

Garantir a redução de desperdícios na indústria é fundamental para assegurar resultados positivos e garantir o melhor aproveitamento dos insumos disponíveis.

Além disso, é essencial para evitar gastos desnecessários aos caixas da empresa, que podem gerar impactos indesejados em diversos setores e não somente no produtivo.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo, com principais causas, como identificar problemas com desperdícios e dicas para evitar este problema na sua indústria. Confira!

Principais causas do desperdício na indústria

Os desperdícios em uma indústria podem ser resultantes de diversos fatores, dentre os quais:

  • Falta de uma gestão ineficiente;
  • Falha nos processos;
  • Inexistência da gestão de estoques;
  • Armazenamento inadequado;
  • Carência da padronização de processos;
  • Desqualificação dos colaboradores;
  • Armazenamento inadequados nos materiais;
  • Falta de conhecimento prévio dos processos e demandas;
  • Entre diversos outros.

Ou seja, podem ocorrer em diversas etapas, sendo essencial, que sejam identificados para poderem ser otimizados de forma efetiva, evitando impacto na empresa.

Como identificar se há desperdícios na minha indústria?

Identificar desperdícios demanda atenção e o acompanhamento contínuo dos processos, principalmente por parte dos gestores e responsáveis.

Isso permite que qualquer desfecho incomum seja detectado, para as medidas necessárias poderem ser tomadas, a fim de evitar maiores desperdícios.

Mas, há alguns indicadores que auxiliam na identificação dessas situações:

  • Desperdícios de matéria-prima; 
  • Excesso de produtos em estoque;
  • Redução da lucratividade sobre os produtos ofertados;
  • Produtos de má qualidade;
  • Ociosidades dos processos produtivos;
  • Falta ou excesso de matéria-prima necessária para a produção;
  • Processo logístico ineficientes;
  • Armazenamento inadequado da matéria-prima e produto final.

É possível compreender que o desperdícios na indústria, pode ocorrer de formas diferentes, bem como em etapas diferentes, assim, como comentado anteriormente, é preciso ficar atento e acompanhar cada atividade, para que assim se possa identificar as causas dos desperdícios.

Benefícios da redução de desperdícios na indústria

A redução de desperdícios na indústria é fundamental, por permitir otimizar a utilização de insumos, reduzir custos e tornar os processos produtivos mais eficientes.

Assim, listamos algumas dicas que podem ajudar na redução de desperdícios na indústria e resultar em impactos positivos aos negócios.

Como garantir a redução de desperdícios na indústria

Confira algumas dicas e ações que podem ser implementadas a fim de reduzir os desperdícios em uma indústria:

Conheça todos os processos da linha de produção

Para assegurar a redução de desperdícios na indústria, antes de mais nada, é preciso conhecer os processos executados na linha de produção.

Ações que permitem mapear os processos, conhecer como eles funcionam e os insumos necessários para sua realização.

Desta forma, é possível identificar os gargalos produtivos e os pontos críticos, assim garantindo a adoção de estratégias mais eficientes e assertivas para evitar desperdícios e otimizar os processos.

Assegure a redução de desperdícios na indústria através da gestão de estoques

Garantir uma gestão de estoque eficaz, também é essencial para realizar a redução de desperdícios na indústria.

Através da gestão de estoques é possível gerir eficientemente os insumos necessários aos processos produtivos, evitando a falta e o excesso de matérias-primas, essenciais para a redução de desperdícios na indústria, gastos extras, interrupção das atividades e até mesmo atrasos na entrega.

Garanta que a manutenção de máquinas e equipamentos utilizados nos processos industriais estejam em dia

Qualquer tipo de máquina ou equipamento necessita de manutenções periódicas para continuarem operando eficientemente e garantam um fluxo de trabalho adequado.

Além disso, equipamentos defasados, desconfigurados e com problemas, tendem a tornar os processos mais lentos, além de resultarem em produtos de má qualidade. Gerando retrabalhos, gastos desnecessários, uso de insumos além do necessário e até mesmo a inutilização dos produtos.

Fatores estes que impactam em toda a cadeia produtiva e no setor financeiro da empresa, assim sendo essencial dispor de um plano de manutenção preventiva, para também garantir a redução de desperdícios na empresa.

Realize a padronização de processos

A padronização de processos é essencial para a redução de custos, bem como para a redução de desperdícios na indústria.

Por meio da padronização de processos, é possível identificar de forma mais eficiente as demandas e otimizar o uso dos insumos, assim garantindo a eficiência operacional e oferta de produtos de qualidade.

  • Redução de custos;
  • Redução de desperdícios com matérias-primas;
  • Redução de tempo para a execução dos processos;
  • Redução de retrabalhos;
  • Redução de erros;
  • Entre outros benefícios.

Invista na capacitação dos colaboradores

Os colaboradores estão diretamente envolvidos nos processos produtivos. Dessa forma, para reduzir os desperdícios na indústria e garantir melhores resultados no chão de fábrica, é essencial investir na sua capacitação.

Colaboradores capacitados, tendem a desenvolver suas atividades de forma mais adequada, evitando desperdício, além de possuírem a capacidade de identificar gargalos e pontos críticos, assim auxiliando na otimização e gestão de processos.

Utilize ferramentas tecnológicas

O uso de artifícios tecnológicos é essencial para ter acesso a todos os detalhes dos processos que estão sendo executados.

Essas informações são essenciais para uma gestão eficiente, bem como para a identificação de gargalos, falhas e pontos de melhoria.

Além disso, a tecnologia auxilia na gestão de materiais, padronização de processos, acompanhamento das manutenções dos equipamentos e maquinários, identificação de demandas e o acompanhamento e gestão de outras áreas essenciais para a redução de desperdícios.

Ou seja, possibilitam maximizar os resultados e os impactos positivos em diversos setores da indústria, o que consequentemente resulta na diminuição de desperdícios de qualquer natureza.

É necessário atenção em todos os processos, supervisão constante e uma gestão eficiente, para que as ações e estratégias adotadas sejam adequadas a indústria e que todos os insumos sejam usados de forma inteligente, evitando quaisquer tipos de desperdícios, seja de tempo, materiais ou quaisquer outros.

Para ter acesso a outras dicas e informações, continue acompanhando o nosso blog!