Blog HartStark Quais são os reais diferenciais competitivos da indústria hoje?

diferenciais-competitivos

Possuir diferenciais competitivos na indústria é essencial para sua empresa crescer cada vez mais!

 

Independente do seu ramo de atuação nesse setor, ficar atento à competitividade do mercado entre as indústrias é imprescindível para garantir não apenas que sua empresa cresça, mas também que faça isso de forma estratégica e, principalmente, que você consiga fazer seu produto ou serviço se destacar dentre os concorrentes.

 

Mas quais são os principais diferenciais que sua empresa deve possuir ou ficar de olho? Continue a leitura e descubra conosco!

 

Inovações tecnológicas e seu sucesso

Não há como negar, a tecnologia é um fator decisivo quando falamos em inovar.

É importante ressaltar que aqui não estamos falando apenas do que é o senso comum quando se fala em tecnologia (computadores, internet, etc.), mas da tecnologia como um conjunto de métodos, processos e técnicas para produção de bens e serviços. 

Dentro do universo da HARTSTARK – especificamente – são os processos de produção do metal duro (carbeto de tungstênio) presente em boa parte de nossos produtos e das técnicas de processamento desse material para mudar sua forma (retífica, W-EDM, usinagem, etc). Ou ainda formas de se fazer outros materiais do nosso portfólio como os fabricados em cerâmica (filtros de Alumina ou anéis de SiC) ou os revestidos em PVD como as punções para fabricação de parafusos. 

Uma outra forma de se fazer – a partir de uma nova tecnologia – pode permitir que um material fique mais acessível e possa ser aplicado em diversos outros lugares onde antes não era viável.

No geral, a tecnologia dos materiais na fabricação de ferramentas pode ajudar as empresas a avançar consideravelmente no mercado, principalmente quando várias delas não possuem diferenciais competitivos. Confira abaixo algumas coisas que a tecnologia pode fazer pela sua empresa:

  • Otimizar processos que antes possuíam várias etapas;
  • Reduzir custos operacionais, seja com a redução de envolvidos no trabalho ou com questões de custos físicos de manutenção;
  • Aumento da produtividade gerada pela pelo aumento de vida útil de ferramentas envolvidas no processo;
  • Maximização dos lucros, já que pode-se produzir mais com a mesma ferramenta;
  • Pontualidade e até antecipação de prazos;
  • Alcance de metas.

Continua em dúvida sobre o poder da tecnologia como diferencial competitivo? Bom, saiba que a robotização, inteligência artificial e cloud computing são outros exemplos de bem-sucedidas tecnologias da indústria.

E sabe a melhor parte disso? Você muito provavelmente já utiliza pelo menos uma delas no seu trabalho e, diariamente, duas delas em seu dia a dia.

 

A conquista começa pela qualidade do produto e do serviço

Imagine o seguinte cenário hipotético: você vê um produto na internet, compra e, quando ele chega, ele não é nada do que você esperava. Não presta para a função à qual foi produzido, foi caro e demorou a chegar.

No exemplo descrito há a ausência de qualidade e nos ajuda a entender uma das definições desse conceito dado por Juran (existem outras). A qualidade pode ser entendida como adequação ao uso, exatamente o que faltou nesse caso. Nesse caso, a sua insatisfação deve ter sido ainda aumentada pelo custo alto e pelo longo prazo.

Podemos dizer – com toda certeza – que você não foi conquistado pela empresa que vendeu esse produto, certo?

Não importa em qual ramo ou processo de atuação sua empresa esteja, se o resultado for o mesmo que esse, algo está errado. Apesar de simples de se compreender, a qualidade é um dos diferenciais competitivos mais importantes da indústria e também um dos mais difíceis de se alcançar.

O cliente vai ser conquistado logo de cara pela qualidade do que sua empresa está oferecendo se o produto supriu as expectativas dele. Quando sua empresa consegue isso oferecendo a qualidade necessária, há para ela um aumento em sua competitividade de mercado.

Além de tudo isso, você sabia que existe outro diferencial competitivo que, quando trabalhado com a qualidade, gera uma relação de sucesso? Descubra abaixo a eficiência operacional!

 

Eficiência operacional e seu potencial

A eficiência operacional, para Porter, é a capacidade de melhorar o desempenho das operações através de técnicas de gestão, aumentando produtividade, qualidade e lucros. Ou seja, a partir da eficiência operacional sua empresa pode crescer ativamente suas operações, afinal estamos falando de processos que funcionam, capacidade de lidar com novas demandas e, assim, oportunidades de expansão no mercado.

Quando alinhada com a qualidade mencionada no item anterior, sua empresa possui dois pontos importantes que podem levá-la ao sucesso – sem falar na recepção positiva por parte do público que isso gera.

 

Conhecimento do mercado e dos clientes é essencial

Sabia que esse é apenas um dos diferenciais competitivos que impactam sua empresa já no começo de tudo?

Quando falamos em “tudo” estamos, é claro, falando dos planejamentos e estratégias. Se sua empresa não conhece o mercado que quer atuar, seus concorrentes e, o mais importante de tudo, os clientes para quem quer vender seu produto ou serviço, como você espera que ela se destaque na indústria?

O que você pode fazer quando se deparar com uma situação assim? Geralmente, as dicas abaixo fazem toda a diferença!

  • Faça uma pesquisa de mercado para conhecer suas particularidades e seu público-alvo;
  • Crie um benchmarking completo dos seus concorrentes;
  • Aposte em um planejamento mais estratégico.

 

Assim, fica cada vez mais fácil para sua empresa ser reconhecida na indústria da forma correta.

 

Flexibilidade e agilidade: os diferenciais competitivos mais desejáveis pelas indústrias

Aqui nós vamos ser diretos: é necessário ter flexibilidade para lidar com as mudanças da indústria e as necessidades dos clientes. Também é preciso ter agilidade para fazer isso em tempo hábil.

Uma forma de fazer isso acontecer é utilizando a tecnologia a seu favor. Lembra que lá no início do texto falamos sobre algumas coisas que ela poderia fazer por você? Então, a otimização e aumento da produtividade estão diretamente relacionadas com o poder de flexibilidade e agilidade.

Por terem tanto potencial e proporcionarem muitas mudanças, algumas indústrias do mercado consideram esses os diferenciais competitivos mais desejáveis do mercado.

 

Agora que chegou até aqui, você já sabe não apenas quais os reais diferenciais competitivos da indústria hoje, mas também que eles trazem vantagens únicas para sua empresa – e que valem a pena serem exploradas.

Pensando em vantagens e diferenciais para indústrias, que tal conhecer soluções de qualidade que melhoram a performance de equipamentos industriais? Acesse NOSSO SITE e conheça as soluções da Hartstark. Se preferir, fale com um de nossos especialistas para saber como podemos te ajudar!